10 de nov. de 2010

Os desafios da Saúde Pública

Na minha opinião, um dos temas mais sensíveis para os gaúchos e também para os brasileiros é o tema da saúde pública. O governo Tarso e também o de Dilma terão o desafio de qualificar e ampliar ainda mais o Sistema Único de Saúde.Consultas com médicos especializados, Unidades de Pronto-Atendimento, mutirão para consultas atrasadas, remuneração compatível aos profissionais de saúde, reabertura de hospitais privados falidos, implantação de hospitais regionais e, agrego a isso tudo,  a criação de albergues públicos para que possam trazer dignidade para aqueles pacientes que necessitam sair das suas cidades e ficar meses longe da família, em tratamento médico.

A criação de um imposto específico para a área da saúde proposto pelos governadores precisa ser bem discutido, e se aprovado, precisa ser apenas mais uma receita, além das já destinadas ao setor pelo orçamento da União, dos estados e municípios, caso contrário, não funcionará. Entendo também que os governos estaduais precisam ter o compromisso com a saúde pública e impor metas para  que saia do papel a aplicação de 12% do orçamento para a saúde.

Entendo que o governo Tarso precisa ter os melhores quadros técnicos e políticos para ocupar a Secretaria da Saúde, pois o governador eleito terá que superar muitos desafios na saúde pública nos próximos quatro anos.