25 de jul. de 2010

A força do guerreiro Olívio


Tenho a convicção de que poucos governadores gaúchos tem o respeito e a admiração do seu povo como o da figura de Olívio Dutra. No sábado (24), com a humildade e a grandeza que lhe é característica, Olívio Dutra estava nas ruas do município de Garibaldi pedindo votos para Dilma presidente, Tarso governador, Paim e Abgail para o senado. Sempre amável, Olívio posava para tirar fotos com admiradores e militantes. Alguns homens e mulheres públicos que entram para a história pelo serviço público que prestam para a sua comunidade, seu estado ou seu país, esse é Olívio Dutra, ex-governador do RS

Dia do colono e do motorista


Uma grande festa marcou a passagem do dia do colono e do motorista (25 de julho) em todo o Rio Grande do Sul. No recém emancipado município de Pinto Bandeira, era só festa e alegria. Após liderar a carreata de tratores, o padre Siro Chaves celebrou missa que emocionou a todos, fazendo os que estavam presentes refletir sobre nossas vidas, o consumismo desenfreado e a falta de respeito com a mãe terra: foi uma aula para todos.

Marco Zero para Pinto Bandeira


Na sexta-feira (23) assisti emocionado o renascimento de um município e também da identidade do seu povo. Ao lado do Padre Darci Bortoni e do padre Siro Chaves tive a oportunidade histórica de presenciar um grande ato político, uma espécie de Marco Zero para os cidadãos e cidadãs de Pinto Bandeira. Uma Ação Direita de Inconstitucionalidade movida pelo Partido Progressita - PP fez com que em 2003 o STF determinasse o retorno do município para a condição de distrito de Bento Gonçalves. Foram sete anos de uma intensa disputa judicial que só acabou agora com a decisão do Supremo Tribunal Federal, com um despacho favorável da ministra do STF Carmém Lúcia para que o distrito volte a condição de munipio. Representantes políticos de outras cidades emancipadas à época também estavam no ato, e reafirmaram os avanços que a emancipação trouxe para esses antigos distritos.

O advogado João Pizzio, um dos líderes do movimento pela volta de Pinto Bandeira a condição de cidade, pregou a união política entre todas as forças para que um novo recomeço possa trazer desenvolvimento, paz e harmonia para o mais novo município do Rio Grande do Sul.