5 de out. de 2009

Adão Pretto será homenageado com o Mérito Farroupilha

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul promove no próximo dia 07/10 às 14 horas, Sessão Solene, no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha, em Porto Alegre, em homenagem aos 20 anos da Constituição Estadual e outorga da Medalha do Mérito Farroupilha aos Deputados Constituintes.

Um dos homenageados com o Mérito Farroupilha será o deputado Federal Adão Pretto — falecido em fevereiro de 2009 — deputado Constituinte Estadual. A Medalha do Mérito Farroupilha será entregue ao filho do deputado, Edegar Pretto, que representará a família no ato.

Na oportunidade também será lançada a revista Os Constituintes, a Exposição Comemorativa à Constituinte Estadual de 1988/1989 e o lançamento da edição da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul - 20 anos - 1989/2009.

IBGE retrata pela 1ª vez a agricultura familiar

Clique na imagem acima para baixar o arquivo (PDF-2 MB) e ler a síntese do Censo Agropecuário 2006: pela primeira vez, a agricultura familiar brasileira é retratada nas pesquisas feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse material vale ouro para quem deseja fazer o debate sobre o papel da reforma agrária no país. O censo desmonta a tese de que o agronegócio é o — recebe a maior parte dos recursos da agricultura — grande motor de produção brasileiro.
Na realidade são 4,3 milhões de pequenos estabelecimentos familiares que ocupam apenas 24.3 % das terras brasileiras, produzindo a maior parte dos alimentos básicos que os brasileiros consomem no seu dia-a-dia: (feijão - 70%, mandioca - 87% , milho - 46%, café 38% , arroz - 34%, trigo - 21%, soja - 16%, leite - 58%, aves - 50 %, suinos - 59%, bovinos - 30% ). Ou seja, nos outros 75.7 % das terras o latifundio produz menos ou igual aos 24.3%.
O documento revela que para cada 100 hectares de terra, a agricultura familiar ocupa 15 pessoas na atividade, contra apenas 1,7 pessoas no grande latifúndio, e gera R$ 677, 00 por hectare ano contrapondo os R$ 358,00 do chamados grandes produtores.
Os dados foram coletados em todo o Brasil entre 2006 e 2007 e foram analisados durante quase dois anos. O documento integral tem mais de 1000 paginas e renderá boas análises sobre a concentração agrária no Brasil tendo como parametro o Coeficiente de Gini .

Fora Yeda

O Ato Show pelo Fora Yeda, realizado neste domingo no Parque Marinha do Brasil reuniu milhares de pessoas ontem(04). O cantor Pedro Munhoz após ter recitado versos em referência ao agricultor sem-terra Elton Brum e criticado a violência contra os movimentos o sociais, ao descer do palco, recebeu a "visita" da Brigada Militar, queriam prendê-lo.